26 de fev. de 2010

Decisão

Estranho como mudou o discurso em relação à decisão do primeiro turno do gauchão. De incontestável favorito, o Grêmio passou a ser questionado se ganha ou não do Novo Hamburgo domingo. Bastou  o Nóia vencer o time "C" do Inter para virar bicho-papão. Isso comprova que tem muita gente que dá opinião sobre futebol baseados apenas em resultados. Esquecem que qualidade é fundamental. E nesse aspecto, o Grêmio ganha disparado.

Grande Maza

Recebemos a visita do Mazaroppi aqui na Unisc. Foi bom conversar com o Maza e ouvir suas histórias. Teria assunto para o dia inteiro. É, sem dúvida, uma enciclopédia do futebol. Toda a sorte do mundo para ele como técnico do Santa Cruz.

25 de fev. de 2010

Realidade cruel

Como já escrevi aqui nesse espaço, o Juventude caiu na realidade. É um time do interior com extremas limitações. A febre da Parmalat fez mal ao clube, porque criou expectativas, e foi embora. Depois disso, o clube tentou manter o status de time grande, e só se endividou. Agora soma apenas uma vitória no gauchão e, ainda, caiu na primeira fase da copa do Brasil. É uma pena, mas a realidade é essa!

Eles chegaram

Valdiran e Alê Menezes chegaram ao Avenida com a missão de salvar o time da segunda divisão. Acho que pelo currículo de ambos, são capazes de fazer isso. As expectativas são boas, especialmente se o Miro Bahia entender que o campeonato já começou. Aí vai ficar melhor ainda. No entanto, não dá para fugir da realidade. A situação do Avenida na competição é complicadíssima.

Bom time

O Corinthians tem o melhor plantel dos times brasileiros que disputam a Libertadores. Dá para citar apenas alguns como: Roberto Carlos, Ronaldo e Tcheco, sem falar nos jovens como Elias entre outros. Além disso joga por música, já que é bem orquestrada como todas as equipes comandadas por Mano Menezes. Qualidade tem para ganhar a competição.O problema é a badalação. Isso pode atrapalhar.

Pressão exagerada

O Corinthians venceu na estreia da Libertadores. No entanto, ficou muito clara a pressão psicológia pela qual o grupo está passando em relação à competição. Dá a ideia de que se o clube paulista não ganhar a Libertadores, o mundo vai acabar. Pelo menos é isso que a mídia passa ao torcedor. Pobre jogadores! Tanto que sofreram para derrotar o Racing, um time de segunda divisão do fraco futebol uruguaio.

24 de fev. de 2010

Falta de assunto

Agora Ronaldinho Gaúcho passou a ser tema central de pautas nos espaços esportivos da grande mídia. Assim foi com Romário, Raí etc. Jogadores considerados por muitos como intocáveis e que acabaram não sendo convocados por não estar em boa fase. Ronaldinho foi o atleta que mais recebeu chances de se recuperar na seleção. Dunga até foi muito foi bondoso. Aliás continua sendo, caso contrário, já teria estourado com tanta pergunta idiota. Acho que treinador de seleção tem que falar de jogadores que foram convocados, caso contrário, não.

Dentro do que se esperava

A estreia do Inter na Libertadores foi dentro do que se imaginava. Um resultado magro e difícil contra um adversário sem expressão, mas catimbeiro, característico da competição. O importante foi conseguir a vitória. No entanto, ainda insisto que  os times brasileiros supervalorizam os adversários para justificar um possível fracasso. Até concordo que a competição seja dificil, porque um jogo mal jogado pode custar a classificação. Mas isso no mata-mata. Nessa primeira fase tem que ser muito ruim para não classificar.

23 de fev. de 2010

Supervalorização

Tomara que o Inter não cometa o mesmo erro que o Grêmio e o próprio clube já fizeram. Pouparam jogadores para a Libertadores e acabaram não ganhando nenhum título. Cá entre nós, essa primeira fase da Libertadores é uma teta. Não entendo porque tanta preocupação. Têm alguns times que não sabemos nem de onde vieram, parece a primeira fase de Copa do Brasil. Acho que é a dupla grenal que supervaloriza esses desconhecidos adversários para depois poder justificar qualquer fracasso.

Nomes de peso

O Avenida contratou o atleta Valdiram. Trata-se de um excepcional jogador, cuja carreira não decolou em função de problemas extra-campo. Chegou a ser contratado pelo Vasco, mas não aprovou. Ao lado de Alê Menezes formará a dupla de ataque para tentar salvar o Avenida da segunda divisão. Bons investimentos.

Será que não entenderam?

Muitas foram as perguntas para Tonho Gil (ex-técnico do Santa Cruz) sobre os motivos que o levaram a trocar o Santa Cruz pelo Brasil de Pelotas, um time de segunda divisão. A resposta dele foi que adora desafios. Mas,  a leitura correta é que porque depois da segundona o Brasil vai disputar a copinha e a série "D" do brasileiro. Ou seja, no Santa Cruz a temporada termina no mês de abril, já  no Brasil não.Está aí a resposta.

22 de fev. de 2010

Errei feio

Apostei que dava grenal na final do turno do gauchão, mas errei. Se bem que em parte, porque sempre reforço a tese de que a ausência da lógica é que torna o futebol cada vez mais interessante.  Além disso, se o Chicão disparar mais 90 chutes como aquele não irá acertar o ângulo. Fora isso, aposto no Grêmio como campeão do turno. Se me quebrar, ponho a culpa no Chicão.

Troca-troca

Mazaroppi é o novo técnico do F.C. Santa Cruz no lugar do competente Tonho Gil. Assim como já havia feito no Ipiranga, Tonho deixa o clube em alta e vai para o Brasil de Pelotas para trabalhar o ano inteiro. Não é uma tarefa fácil num futebol desorganizado e cheio de "puxações de tapete". Para chegar a esse estágio tem que ter café no bule como diz o ratinho. O Tonho tem.

Não foi pênalti???

É irritante ouvir os comentários do Batista na TV. Nunca lembra os nomes dos jogadores e não diz nada além do óbvio, assim como muitos que saem do campo direto para os meios de comunicação. Ontem, ele ficou insistindo de que não foi pênalti a favor do Novo Hamburgo. Nossa! O goleiro Muriel do Inter deu um carrinho de frente no atacante do Novo Hamburgo e ele achou que foi jogada normal. Imagina se não tivesse sido jogador. Alías, como vejo gente defender essa tese de que para se comentarista esportivo é preciso ter sido jogador de futebol. O que será que essas mesmas pessoas defendem como critérios para exercer a profissão de jornalista?

Grande Sapo!

Desse jeito o Gilmar Iser vai ganhar uma estátua em Novo Hamburgo. Toda a vez que passa por lá pega o time em baixa e faz uma excelente campanha. Só falta ganhar o turno para a festa estar completa. Dá-lhe sapo!

Inter x Federação

Só depois de perder para o Novo Hamburgo foi que o Inter decidiu se manifestar contra a Federação Gaúcha de Futebol, que marcou a partida dois dias antes do clube estreiar na Libertadores. Se tivesse ganho, tudo estaria bem. Menosprezou o adversário e achou que, como o time B havia começado bem a competição, iria repetir o feito. Ocorre que em decisão as coisas mudam.

19 de fev. de 2010

Pato joga

O fato do Inter utilizar os reservas domingo na decisão da vaga para a final do turno do gauchão, contra o Novo Hamburgo, não tira o favoritismo do time colorado. É bom lembrar que a equipe já fez isso no início do campeonato e deve repetir a dose, na medida em que estreiar na Libertadores. O recém contratado Pato Abbondanzieri deverá fazer a sua estreia. Precisam mais ingredientes para o jogo?

Final do turno

O fato de dois times do grupo considerado fraco no gauchão terem vencido, não significa dizer que a dupla grenal não irá confirmar presença na final do turno. Tanto o Inter passa pelo Novo Hamburgo, quanto o Grêmio vence o Inter de Santa Maria. Não há a menor dúvida quanto a esse fovoritismo. Mas, nenhum problema quanto a isso, pois para os demais  times vale primeiro a permanência na divisão especial e, depois, a briga pelo título do interior.

Futebol é assim

Martelaram tanto em cima da diferença que houve entre os grupos no primeiro turno do gauchão que motivaram os considerados zebras a crescerem na competição. O Inter de Santa Maria eliminou o favorito São José, enquanto que o Novo Hamburgo atropelou o bajulado São Luiz de Ijuí. Futebol é assim, não dá para se basear apenas nos resultados. É preciso, também, observar a capacidade dos times e a forma com perderam. Acho que esse tese serve também para o Avenida que deve ser recuperar bem no segundo turno.

18 de fev. de 2010

E o Vitor?

Goleiro leva frango e não tem com fugir disso. Vitor do Grêmio falhou feio no gol do Veranópolis, mas é sim goleiro de seleção. Eu sei que ninguém vai mostrar as defesas que ele fez durante o jogo, apenas o frangaço. Ocorre que todo o jogador erra. O centroavante, por exemplo, faz um gol e perde 10, mas aí tudo bem. O problema é que o goleiro  não pode errar nunca, pois quando faz isso compremete a todos. É a vida, fazer o quê?

Foi fácil

Conforme já havia comentado, deu a lógica. O Grêmio passou pelo Veranópolis, assim como o Inter deve atropelar o Juventude. Agora, cá entre nós, é fácil apontar os problemas desse time do Grêmio. Por enquanto apenas o ataque está se salvando com o competente Borges e o esforçado Jonas. A defesa dá dó. Mario Fernandes que era para ser zagueiro virou um lateral competente. Trata-se de um bom jogador, recuperado por Paulo Autuori, mas que precisa  saber se dosar um pouco mais. Ocorre que se desgasta de graça e, assim, não vai conseguir imprimir esse ritimo por muito tempo.

17 de fev. de 2010

Grenal

Alguém duvida que teremos clássico grenal na final do primeiro turno do gauchão? Eu não!  Mesmo com a "bolinha" que vem jogando, o grêmio deve chegar a final da Taça Fernando Carvalho para enfrentar o favoritíssimo Inter. Neste ano existe uma diferença gritante entre os times do interior e os da capital. Embora  a ausência da lógica seja o principal fator para tornar o futebol cada vez mais atraente e popular, penso que dessa vez não tem jeito. Talvez me quebre feio, mas acho que o favoritismo prevalece.

Volta para casa

O retorno de jogadores ao futebol brasileiro é algo inédito. Em anos anteriores isso só ocorria quando o atleta estava no fim da carreira e não aspirava mais nada no futebol. Adriano e Robinho são os grandes exemplos. Robinho veio porque achou melhor ser ídolo e titular no Santos do que ser reserva na Europa. Já  o  Adriano voltou por uma opção de vida. Independente dos motivos,  eles abriram caminhos para que outros sigam o mesmo exemplo. Melhor assim para o bem do futebol brasileiro.

12 de fev. de 2010

Será que ganha?

É redudante dizer que o Avenida precisa ganhar do Caxias na última rodada da Taça Fernando Carvalho. O fato é que o time se não fizer isso, termina o turno sem pontuar. Penso que a equipe, embora tardiamente, está pronta para começar a vencer. Por isso acho que derrota o Caxias neste sábado nos Eucalítptos, às 16 horas. Ah! Se a temperatura estiver inferior a 35 graus, caso contrário, o jogo inicia às 18 horas. Parece piada, mas não é.

Situação complicada

A classificação do Galo à próxima fase está complicada, já que depende de vencer o Novo Hamburgo fora de casa neste sábado, e ainda torcer contra Caxias, Pelotas e Ypiranga. São quatro times brigando por uma vaga. O negócio é vencer para cair em pé. Essa é a ideia para jogar de sange doce.

Horários dos jogos

Não concordo com a polêmica sobre os horários para a realização de jogos de futebol. Até porque é  uma excessão, já que apenas duas ou três rodadas do gauchão sairiam com calor extremo. As demais voltariam ao normal. A TV paga para transmitir os jogos e, por isso, tem todo o direito de trazer as partidas para o horário que achar melhor. Afinal, compra os direitos com o objetivo de preencher sua grade de programação. É o que está fazendo com todo o direito, já que o contrato foi  assinado por clubes e federação.

4 de fev. de 2010

Para se manter na elite

O Galo vem jogando para o gasto. É isso mesmo. Não é um grande time, mas vem conquistando resultados que o afastam de qualquer possibilidade de rebaixamento. No entanto, a classificação é que está complicada. Ocorre que ganhar dos times da outra chave está uma barbada. Assim, todos pontuam, e  passar a fase seguinte se torna uma tarefa complicada. É uma pena!

São eles

Inter de Santa Maria, Esportivo e Porto Alegre são os adversários diretos do Avenida na luta contra o rebaixamento. Dois deles caem. No segundo turno os jogos serão dentro das chaves. Assim, o confronto direto é que vai determinar a queda ou não. Penso que o Avenida ainda é melhor, mas, para isso, a sorte precisa mudar de lado.

Urucubaca

Muito complicada a situação do Avenida no gauchão. Todos os times que ficaram nesta situação acabaram caindo. O curioso é que os demais times do grupo também estão mal. Dessa forma, basta ganhar uns dois jogos seguidos para voltar a ter chances. Agora cá entre nós, o time não está jogando tão mal assim! Uma hora essa urucubaca vai ter que ir embora. Tomara que vá antes que o time não tenha mais chances de não cair.