O Inter deve usar time misto no grenal. Alguns criticaram essa atitude, porém, vejo como uma fuga da crise. Assim, se perder foi com o time reserva, caso contrário, terá feito uma missão quase impossível. O problema é explicar isso para o torcedor colorado. Para ser sincero, penso que a era Fossati já deveria ter acabado.
30 de abr. de 2010
Bem encaminhado
A vitória contra o Fluminense fora de casa praticamente encaminhou a classificação do Grêmio para encarar o Santos na próxima fase. Não é cedo para falar nisso não, porque tanto Grêmio como Santos devem chegar lá, devido ao gol qualificado da Copa do Brasil. O problema de encarar o Santos e justamente o time do Santos. É o melhor de todos nas últimas décadas. Dá gosto ver jogar. Só confiando na imortalidade ou na característica copeira do time tricolor.
Extremamente útil
O Jonas atacante do Grêmio está se configurando no atleta mais útil do grupo. Não tirando o mérito do Borges e do Douglas, mas pelo que foi criticado no ano passado, deu uma grande volta por cima. No jogo contra o Fluminense,por exemplo, fez com muita facilidade o que tantos atacantes precisam parir uma bigorna para fazer.
29 de abr. de 2010
Mais uma de TV
O Batista comentando na RBSTV afirmava veementemente que o gol do Banfield foi irregular, porque só havia um jogador à frente, que não o goleiro. Só que na verdade, quando não estão o goleiro e mais um, o que vale é a linha da bola, ou seja, quem recebe deve estar atrás da linha da bola na hora do passe. Ainda bem que no intervalo alguém assoprou para ele. Até imagino que foi um telespectador quem reclamou. Mais uma para derrubar a tese de que basta ter sido jogador de futebol para ser comentarista.
A mesma atitude de sempre
Como comentei ontem, imaginava o empate como um grande resultado para o Inter, já que as equipes brasileiras tremem diante de qualquer adversário de Libertadores, jogando fora de casa. Ontem o Inter até não jogou mal, mas de que adiantou? Ganhar na volta não é uma tarefa difícil, porque o Banfield não é lá essas coisas. Mas, classificar já é outra história. Esse comportamento brasileiro fora de casa é que explica , em parte, porque os times argentinos têm tantos títulos de Libertadores. Tem que ser mais ousado.
Classificação inteligente
Apesar de ter jogado o tempo todo na defesa, a Inter de Milão classificou diante da ineficiência do Barcelona que não conseguia fazer gols. Só marcou um gol em condição irregular. Isso porque não jogou nem a metade do que tem condições. Mas valeu a estratégia da Inter, porque no mata-mata a contagem dos dois confrontos é o que vale. Tem que jogar com o regulamento na mão, foi o que fez o time italiano.
Uma pena!
A chuva prejudicou muito o jogo entre Flamengo e Corinthians, especialmente no primeiro tempo. Ainda assim, pelo fato de ter tido um jogador expulso muito cedo, para o Flamengo foi um grande resultado. No entanto, acho que não segura o Corinthians na volta. Mas é bom ter respeito ao mengão, afinal, em decisões jamais se despresa a tradição.
Dá gosto
É muito interessante ver o time do Santos jogar. É uma equipe que para não fazer gols, só por um milagre, porque a bola chega muito rápida na frente. Ontem contra o Atletico (MG), por exemplo, não precisou nem do Neimar. Teve Pará, Wesley, Marquinhos, André, Ganso, Robinho etc, em noite inspirada. É o melhor time dos últimos tempos do futebol brasileiro, sem dúvida alguma. Ah! perdeu por 3x2. E daí? Alguém duvida que vai golear no jogo de volta na Vila? Pobre Atlético!
28 de abr. de 2010
Tela cheia
A Copa do Brasil e a Libertadores enchem os olhos de quem gosta de futebol. Nesta quarta-feira, por exemplo, há inúmeras possibilidades para isso. Penso que até o mais fanático colorado não deixará de dar, também, uma espiadinha nos confrontos entre Flamengo x Corinthinas e Atlético x Santos.
Contra o Banfield
Em jogos de mata-mata o que vale são os dois confrontos, porém, a partida de ida pode ser decisiva dependendo do resultado. Portanto, embora aposte num favoritismo do Inter, a equipe colorada pode no máximo perder por um resultado pequeno contra o Banfield na Argentina. Caso contrário, não reverte o resultado na volta no Beira-Rio. É bom trabalhar com essa teoria, porque os times brasileiros enfrentem enormes dificuldades quando jogam fora de casa, independentemente da qualidade do adversário.
Dois brasileiros
Muitos comentaristas ficam com receio de dar palpites nos confrontos entre grandes equipes. Até entendo, mas, no caso de Flamengo e Corinthians pela Libertadores há sim um favorito. O time paulista tem bem mais chances de seguir adiante, pois vive um melhor momento, sem falar que tem uma equipe bem mais qualificada do que a do Flamengo. Nesse confronto de 180 minutos, acho que dá Coringão.
27 de abr. de 2010
Lobby
Acho que não há nenhuma dúvida na cabeça do técnico Dunga, ou seja, o grupo para a copa não deve ter novidades. Apesar dos apelos, penso que o único que poderia ainda ir, embora sem experiência de seleção, é Paulo Hernique Ganso. Ainda assim, não seria titular.
Lobby 1
Não entendo os motivos desse Lobby tão grande para que Dunga leve Neymar, Ganso etc. Até porque mesmo que fossem convocados não iriam jogar juntos. O mais curioso é ver que isso parte de cronistas experientes e que conhecem tão bem o processo da seleção brasileira. Às vezes imagino ser falta de assunto, para não dizer outra coisa.
26 de abr. de 2010
E o futsal?
Uma reunião deve definir, nesta terça-feira, a realização ou não do Estadual 2010 de futsal. Também define quem vai participar ou quem vai ficar de fora. A Assaf aguarda ansiosamente por essa decisão, já que está com um grupo montado e tendo despesas, inclusive. Agora, somente realizar um campeonato não é suficiente, é preciso ser viável financeiramente e ter algum atrativo. Foi criada uma liga para suprir a deficiência da Federação. Tomara que vingue!
Deu peixe
Embora com um placar mais apertado, o Santos venceu o Santo André. O resultado encaminha bem o título santista, conforme o esperado. Isso por duas razões. A primeira é que tem mais time. A segunda, é porque passou a pressão imposta ao grupo pelo favoritismo na decisão do Paulista. Agora vai e, derrepente com goleada. É o que está faltando para confirmar o sucesso da 3ª versão dos meninos da vila.
Fora do normal
O grenal do Beira-Rio derrubou a sequência de confrontos truncados entre a dupla grenal. Dessa vez não faltaram oportunidades de gol propondo, dessa forma, um jogo aberto, como há muito não ocorria. Melhor assim, já que o torcedor vai ao estádio para ver um bom espetáculo, o que não vinha ocorrendo em grenais. No mais, a vitória do Grêmio, devido ao gol qualificado, coloca o tricolor com a mão na taça. Mais: acho que o Grêmio ganha também o jogo da volta.
23 de abr. de 2010
Juro que ouvi
Parace história inventada, mas não é. Assistia no Sportv Fluminense e Portuguesa pela Copa do Brasil. Logo no primeiro tempo o Flu abriu 3x0. Diante do placar elástico, o comentarista afirma veementemente: "o Fluminense deve construir uma goleada histórica, porque esse time da portuguesa é muito café com leite". Ah? Não entendi nem uma das duas coisas.
Juro que ouvi 1
Pior para esse comentarista , que não vou dizer que foi o André Rieseck, foi que a Portuguesa apertou no segundo tempo e quase venceu a partida. Placar final 3x2 para o Fluminense que se classificou com as calças na mão. Esse acontecido reforça ainda mais a tese dos pseudocomentaristas de TV. Além do mais, são uns caras-de-pau, pois têm a pretensão de imaginar que todo mundo entende tão pouco de futebol quanto eles.
Sobrou
Já havia apontado o favoritismo do Inter que se confirmou na vitória sobre o Deportivo Quito. Apostei nisso não pelo que vem apresentando o time colorado, mas pela fragilidade dos adversários dessa primeira fase da Libertadores. Agora a situação muda, porque classificaram somente os melhores e os menos piores. Entre estes, estão Cruzeiro e Flamengo. Desse modo, dá para tirar uma base do que foi a primeira fase da competição.
22 de abr. de 2010
Tremeu
Acho que o Grêmio não jogou com o regulamento na mão contra o Avaí. Na realidade, atuou com as calças na mão. Tremeu diante do primeiro adversário um pouco mais forte. Não é mais o time copeiro de antigamente, mas, sim, uma equipe mais do que comum. Tudo indica que será mais um ano sem título para os gremistas.
Vence e classifica
O Inter vence o Deportivo Quito hoje no Beira Rio. Não sei se terá muitas facilidades para fazer isso, mas é o favorito sim. Passa longe qualquer possibildade de ficar de fora da próxima fase da Libertadores. Teria que acontecer uma zebra inimaginável para o colorado não classificar.
Pela honra
Mesmo sabendo da impossibilidade de golear o Santos, que jogou com o time misto, o Guarani lutou muito e venceu a equipe santista por 3x2. Essa era a meta, ou seja, jogar pela honra. Qualquer jogador que se preza faria o mesmo.
20 de abr. de 2010
Vida cruel
O Cuca foi demitido do Fluminense porque não chegou a final do campeonato carioca. É o mesmo treinador que a pouco tempo tirou o time do rebaixamento, e ainda decidiu a Copa Sul-americana. No futebol brasileiro é assim, só importa o resultado do momento. Isso justifica o alto salário pedido pelos treinadores. Certo eles, afinal, numa situação como essa, ninguém agiria de outra forma. Tem que ser mercenário mesmo.
Programa de Índio
Toda a polêmica envolvendo o zagueiro Índio revoltou o atleta colorado. Ocorre que ele chegou de madrugada a um hospital de Porto Alegre com um corte na mão. Alegou que teria se cortado com um copo. Daí imaginam qual foi a conclusão da maioria. Pô! inventa outra!
19 de abr. de 2010
Só um milagre
Só um milagre tira o título de campeão paulista do Santos. Eu sei que no futebol é perigoso dizer isso, mas não dá para ignorar o que está fazendo esse time santista. É de encher os olhos. Pobre Santo André!
Final entre dois grandes
Dois clássicos grenais será um presente para um gauchão totalmente recuperado pelo presidente Francisco Noveletto. Nada contra os times do interior, mas acho que a competição estava precisando disso, já que na primeira versão da nova fórmula não houve decisão, porque o Inter ganhou antecipado. Agora sim é a consolidação e a recuperação total de um campeonato que estava em baixa.
Venceu o melhor
O Inter foi melhor do que o Pelotas e fez prevalecer seu favoritismo. Levou um susto no primeiro tempo, porque foi uma equipe apática. Foi só por esse motivo. No mais, o Pelotas nem merecia ter feito gols.
16 de abr. de 2010
Decisão
OInter é sim o favorito para vencer o Pelotas na decisão da Taça Fabio Koff no domingo. Joga em casa e tem mais time que o Pelotas. No entanto, é uma decisão de jogo único, portanto, qualquer outro resultado não pode ser considerado zebra. Mas acho que dá Inter.
Deve sair
Um liga independente deve assumir o camando e realizar o Estadual de futsal 2010, a partir de maio. Repete o feito do clube dos 13, da Nossa Liga de Basquete, entre outras. É um caminho alternativo para corrigir as babadas de alguns dirigentes de horna, aqueles que nunca deixam os cargos. Até aí tudo bem, o problema é que trabalham somente para o próprio benefício. O resto que se danem.
Para não polemizar
Dunga descartou a presença de Neymar na Copa. Apesar do apelo de muitos, o treinador afirmou que o grupo da seleção será baseado no trabalho dos últimos três anos. Como as copas fazem viúvas no Brasil, já perceberam? Pior é que são os mesmos cronistas sempre!
15 de abr. de 2010
Ninguém segura
Temos que nos render. Os meninos da Vila deram mais um show. Aplicaram mais uma goleada, dessa vez contra o Guarani. Não serve mais a desculpa de que eles só fazem isso contra adversários mais fracos. Se fosse assim, a dupla grenal faria o mesmo. Qualquer um dos times gaúchos iria ter dificuldades para vencer o Guarani. Olha o que o Santos fez!
Deixou de decidir
O Grêmio conseguiu dar vida ao Avaí que jogou o tempo todo com um jogador a menos, depois de um erro grotesco da arbitragem. Basta o Avaí fazer um placar de 2x0 para derrubar o tricolor. Pelo que vem apresentando esse time do Grêmio, nenhum adversário é incapaz de fazer isso.
Joguinho
O Inter fez um jogo apático contra o inexistente Emelec, e agora vai ter que vencer em casa para classificar sem necessitar de outros resultados. Convenhamos, não ganhar do timeco do Emelec é não aspirar nada em uma competição. Outra: esse Water deve ter as costas quentes no Inter para seguir como titular jogando aquela bolinha. Pior do que isso: ainda recebe elogios de comentaristas que se baseiam no que os outros dizem. Só pode ser isso!
14 de abr. de 2010
Deve confirmar
Essa fase da Libertadores confirmou minha tese de ser fácil para os times brasileiros. Hoje o Inter deve confirmar a classificação antecipada contra o já eliminado Emelec. Depois que começa a ficar mais difícil, porque entra no processo de mata-mata, em que um jogo mal jogado significa a eliminação. Portanto, vence quem jogar com o regulamento na mão. Jogar bem é o de menos. Daí as dificuldades da competição.
A chance
O Grêmio terá hoje o primeiro teste mais forte na Copa do Brasil. O Avaí hoje à noite vai ser o grande desafio do tão contestado técnico Silas. Até no gauchão a equipe deixou escapar a chance de ser campeã antecipada. Isso que essa competição não pode servir de parâmetro para nada. Agora, vai ter a chance de convencer ou sucumbir.
13 de abr. de 2010
De acordo
Dessa vez é real e correto. Os adoradores dos meninos da Vila têm toda a razão, ou seja, o Santos já é o campeão Paulista. Rendo-me e concordo plenamente!
Tudo por grenal
Acho que até os gremistas estão torcendo pelo Inter contra o Pelotas. Dois grenais na final do gauchão é tudo o que o campeonato merece. Seria um merecido prêmio ao presidente Noveletto que faz um trabalho excepcional.
Antes tarde
Hoje tem reunião na Federação Gaúcha de Futsal para definir o campeonato estadual de 2010. Os clubes abriram a temporada no começo de março, mas somente agora, na metade de abril, há indício de como será a competição. Pobre futsal!
12 de abr. de 2010
Fez sua parte
Robinho, Ganso, Neymar e companhia não deram show contra o São Paulo, e nem poderiam ter feito isso. Era um jogo decisivo contra um time grande. Ganharam a partida e estão quase na final do paulistão o que já é suficiente. Futebol contemporâneo é assim, embora alguns cronistas despreparados ainda imaginem o contrário. Se querem ver espetáculo larguem os microfones e vão para a arquibancada!
Deu Lobão
Parece estranho, mas não é. O Pelotas chegou como favorito na decisão por pênaltis contra o São José. Ocorre que ganhou moral ao empatar um jogo decisivo fora de casa com dois jogadores a menos. E isso que falam que o Beto Almeida não tem discurso para motivar o grupo!
Outro campenato
Não dá para falar em favorito num mata-mata. No caso do gauchão é pior ainda, pois a decisão é em apenas uma partida. Assim, tudo pode acontecer. Portanto, nenhuma surpresa se o Pelotas derrubar o Inter, assim como já fez com o Grêmio, especialmente se chegar a decisão por pênaltis. Ainda bem que o futebol é assim, senão, que graça teria?
9 de abr. de 2010
Tudo na mão
Com a eliminação do Grêmio, a obrigação de vencer o turno ficou com o Inter. Passando pelo Ypiranga, ou decide com o Zequinha no Passo D'Areia, ou no Beira Rio contra o Pelotas. Depois, tem a decisão do campeonato em dois jogos contra o Grêmio que, como fez mais pontos na geral, joga a última partida no Olímpico. Em caso de grenal, não fará a menor diferença.
Taça Fábio Koff
É redundante dizer que no sistema mata-mata não há favoritos. Nessa fase final do segundo turno do gauchão isso ficou mais claro ainda. Ypiranga e Pelotas comprovaram isso. Mas, é doído ver um time como o Grêmio ,que fez uma campanha de 100% de aproveitamento, derrepente perder a possibilidade de conquistar o título antecipado por uma partida mal jogada. No entanto não há do que reclamar. Méritos para o Pelotas. É o regulamento, fazer o quê?
Taça Fábio Koff 1
O Pelotas derrubou o Grêmio jogando como time grande no Olímpico. O ISM complicou contra o São José ,que por pouco não foi eliminado. O Caxias perdeu em casa para o Ypiranga. Enquanto que NH e Inter fizeram um jogo digno de uma final. Essa reta final do gauchão está mais do que interessante, pois ignorou qualquer favoritismo.
8 de abr. de 2010
É agora!
O Santos vai enfrentar o são Paulo já nas semifinais do Paulistão. Vamos ver se vai ter goleada e show de Robinho, Ganso, Neymar e companhia, assim como fizeram contra o pobre Naviraiense.
Definições
Grêmio e Pelotas e São José e Inter de Santa Maria fazem os cruzamentos de hoje para definir os últimos semifinalistas da Taça Fábio Koff. Na teoria dá Grêmio e São José, porém, é melhor não fazer alarde. Afinal, é outra fase, para não dizer um outro campeonato que começa. Já deu para notar em Caxias e em Novo Hamburgo.
É bom ter cuidado
O clima de já ganhou prejudica mesmo. Basta ver o Caxias que veio como franco favorito diante do Ypiranga, e nem poderia ser diferente já que tem um time melhor, e acabou sendo eliminado. Essa situação só motiva o adversário, especialmente quando o treinador é inteligente e usa esse fato a seu favor.
Facilitou
Afirmei ontem que o Inter era favorito para vencer o Novo Hamburgo. Ganhou nos pênaltis, o que não tira nenhum mérito, porque o importante é classificar. No entanto, se o Nóia tivesse tido um pouco mais de calma teria saído com a vitória. O problema foi que se atirou para cima como se fosse um time grande. Se fosse, teria jogado com mais inteligência.
7 de abr. de 2010
Inter x NH
Acho o Inter favorito hoje contra o Novo Hamburgo. Eu sei que há muita desconfiança em relação à equipe colorada, especialmente em função dos últimos resultados. O Nóia não tem medo do Inter não, mas o colorado tem mais time e, portanto, é favorito a seguir em frente na taça Fábio Koff.
Mau humorado!
O técnico do Inter, Jorge Fossati, mais parece uma imitação do Celso Roth e do Émerson Leão. É um mau humor terrível e, quando a pergunta do repórter não lhe agrada, ele encerra a entrevista por conta. Tudo bem que algumas perguntas dá vontade de rir, mas, ele tem que ter a consciência de que está falando para a torcida ou para uma nação colorada, como pode ser considerada hoje.
6 de abr. de 2010
Otimismo
O Novo Hamburgo aposta em eliminar o Inter do gauchão nesta quarta-feira. Essa atitude não é apenas baseada nas últimas apresentações coloradas, mas, especialmente, num time que acredita ser possível vencer. Tem que ser assim mesmo, caso contrário, não tem significado algum disputar uma série A. Que sirva de exemplo para os demais.
Caminho árduo
O Brasil de Pelotas, com toda a sua tradição, foi eliminado na primeira fase da segundona gaúcha. Esse é o maior exemplo de dificuldade em vencer a competição. É o que espera o Avenida, que também já conhece bem essa situação.
5 de abr. de 2010
Favorito?
Penso que o Grêmio é sim o favorito para conquistar o título do gauchão. Pelo menos vai ter muitas chances para isso. Se, por acaso, perder o segundo turno, ainda vai ter a decisão contra o Inter ou outro adversário para ficar com a taça. Além disso, por ter tido a melhor campanha, independentemente do adversário, decide o título no Olímpico.
Terceirão
O Inter confirmou passagem à próxima fase do segundo turno do gauchão. Chega em terceiro e encaminha um possível grenal antes da final do turno. No entanto, vai decidir vaga para as semifinais contra o Novo Hamburgo fora de casa. Não vai ser moleza.
Não deu
Conforme esperado, o Avenida foi rebaixado à segunda divisão. Levou dois gols em dois minutos contra o Porto Alegre. Agindo assim, o caminho não poderia ser outro. Volta a disputar uma competição difícil sob todos os aspectos, especialmente quanto a vencer. São quatro fases na segunda divisão em que, para subir, o time tem que ir bem em todas. É um caminho árduo.
1 de abr. de 2010
Incógnita
Não sei o que vai acontecer com o Avenida em Porto Alegre. A torcida é para que vença a equipe da capital e siga na elite do futebol gaúcho. Quero isso, porque além de avenidense, sou cronista esportivo de Santa Cruz e, por isso, quero o bem do futebol da cidade. No entanto, arriscar algum palpite sobre o jogo é algo muito delicado pelo momento dos dois times. Mas, de duas coisas tenho certeza: a torcida irá acompanhar o time, como sempre fez; e a partida será das mais nervosas possíveis. Que semana para o alviverde.
Grêmio x Votoraty
Vencer o Votaraty é obrigação. Jogar bem significa convencer. Seguir adiante na Copa do Brasil é algo inevitável diante da fragilidade do adversário. Portanto, não há outra análise em relação a esse confronto do Grêmio contra o time da cidade de Votorantim, no interior paulista.
Ufa!!!
Alívio no Inter pela vitória sobre o Cerro. Valeu pelo resultado, mas se não fosse o time uruguaio ter feito um gol contra para abrir caminho, talvez o placar fosse adverso. Também com esse ataque do Inter, só assim para fazer gols.
Haja Lobby!!!
A paixão da direção colorada e de alguns cronistas pelo atacante Walter é algo inexplicável. Devido ao alarde que fazem sobre o jogador, prestei atenção nele durante toda a partida do Inter contra o Cerro. A única coisa que vi foi um cruzamento dele errado para a área que o zagueiro uruguaio fez contra. Aí para piorar, ouço um comentarista de TV dizer: "foi graças ao efeito que ele deu na bola que o gol saiu". Na verdade o que vi foi um cruzamento com defeito. Realmente a paixão é cega.
Assinar:
Postagens (Atom)