O jogo entre João Alves e São José de Passo do Sobrado, que valia vaga para a final da Lifasc, não terminou por falta de segurança. Estava lá transmitindo pelo Rádio Santa Cruz e não esperava algo muito diferente. Apostando no que dizia o regulamento, a equipe da casa (João Alves) considerou ser possível jogar em um campo sem alambrado, pois contava com o bom senso de mais de mil pessoas que lá estavam presentes. Ora! Bom senso de tanta gente reunida em jogo de futebol? Isso é quase como acreditar em Papai Noel. Conta outra! O jogo não terminou e ainda bem, pois, caso contrário, a situação poderia ter sido pior se a partida continuasse. Que sirva de lição. Nem todo mundo é educado. Baderneiro tem em todo o lugar. Melhor é prevenir.
29 de nov. de 2010
Vai ficar em boas mãos
O Fluminense é o grande favorito para ser campeão brasileiro. Agora sim é definitivo. É o que tem mais chances, porque só depende de si para conquistar o título, e não deve deixar escapar. Basta vencer em casa o rebaixado Guarani para chegar lá. Já Cruzeiro e Corínthians precisam vencer e torcer pelo Guarani. Por isso as dificuldades são maiores ainda. Se confirmar o favoritismo, o título vai para a equipe que mais mereceu.
Em alta
Um empate domingo no Olímpico contra o Botafogo já é suficiente para o Grêmio terminar o campeonato em quarto lugar. Se isso ocorrer, basta o Goiás não vencer a Copa Sul-Americana para que o tricolor ingresse na Libertadores do ano que vem. Nada mal para uma equipe que tinha como meta apenas a fuga do rebaixamento. A fase é excelente, tanto que apesar de o empate servir, acho que o Grêmio vence o Botafogo. Seria a consagração de uma reabilitação explêndida. Valerá quase como um título.
26 de nov. de 2010
Contra argentinos de novo
O Independente da Argentina é o adversário do Goiás na decisão da Copa Sul-Americana. Venceu a LDU ontem por 2x1 e chegou à final da competição. Ouvi um comentarista afirmar que para o time goiano seria melhor escapar da LDU, pelo fato de ser uma equipe melhor tecnicamente. Conta outra! Jogar contra times argentinos tanto faz se eles são bons ou ruins. Aliás, a técnica é o que pouco interessa para eles. É fumaceira na certa. Ah! O jogo de volta é na Argentina. Bom indicativo para quem sonha com a quarta vaga para a Libertadores vinda do brasileirão.
25 de nov. de 2010
Sem lamentações
Não adianta tentar encontrar culpados em jogos eliminatórios. Derrotas como a que o Palmeiras sofreu ontem diante do Goiás, ocorre com qualquer outra equipe. Teoricamente sempre há um favoritismo de alguém, mas, por se tratar de jogo de mata-mata, tudo pode acontecer. Não adianta justificar que o time jogou mal, que entrou de salto alto, ou que o jogo era festivo, nada disso adianta. O Cruzeiro recentemente perdeu uma Libertadores dentro de casa, de virada e jogando pelo empate. Acontece!
24 de nov. de 2010
Caiu em pé
O Jaraguá, patrocinado pela Malwee, confirmou o favoritismo e venceu a Liga Nacional de futsal. Derrotou o Marechal Rondon do Paraná por 2x0, após ter empatado fora em 2x2. No entanto, a equipe paranaense terminou a competição como a grande surpresa. Afinal, trata-se de um time de empresa e sem grandes estrelas que chegou à decisão e, ainda por cima, deu muito trabalho ao time de Falcão, Valdim, Lenísio etc. No jogo de ida, por exemplo, teve tudo na mão e por pouco não venceu. Na volta, sofreu dois gols no primeiro tempo, mas depois tomou conta do jogo. Tanto que nem lamentou não ter sido a equipe campeã. Afinal, foi longe demais. De outra parte, Falcão deve deixar o time do Jaraguá e ir para o Santos. É um excepcional jogador, mas o problema é a falta de patrocinador para mantê-lo em Santa Catarina.
Quem vai?
Não há a menor dúvida de que o Palmeiras é o favorito contra o Goiás hoje à noite no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, embora o time goiano venha fazendo uma boa participação na competição. Até aí tudo bem. O problema vai ser na final contra LDU ou Independente. Parte da torcida brasileira vai ser para essas equipes, pelo fato de que se Palmeiras ou Goiás vencerem, derrubam o G4, que volta a ser G3, em relação as vagas para a Libertadores. Imaginem o Grêmio, por exemplo, chegar em quarto no brasileiro e depender desse resultado para estar na competição no ano que vem. Menos mal para os gremistas é o fato de que qualquer um dos dois que classificar (Goiás ou Palmeiras), não chegarão à final como favoritos.
22 de nov. de 2010
Disputado até o fim
Faltando dois jogos apenas para o fim do brasileirão, a briga pelo título, por mais uma vaga na Libertadores e para fugir do Z-4, deve seguir até a última rodada, isso envolvendo duas ou três equipes para cada situação. Sem dúvida, desde a implantação do sistema com pontos corridos, esse é o campeonato mais equilibrado. Significa dizer que consolidou a fórmula, tão criticada inicialmente. O fato é de que os próprios clubes já aprenderam a jogar um campeonato com esse modelo. Lembro que de início muitos duvidaram dessa imitação de campeonatos europeus por várias razões. Uma delas era de que lá haviam mais times com chances de ser campeão do que aqui, o que iria fazer a competição perder a graça. Acho que agora devem mudar de opinião.
Papo furado
No ano passado o Grêmio por pouco não deu o título para o Inter, na medida em que complicou o jogo contra o Flamengo no Maracanã. Dessa vez, os reservas do Inter fizeram melhor ainda. Derrotaram o Botafogo, adversário direto do Grêmio por uma vaga à Libertadores. Raciocínio lógico: o jogador pensa na carreira dele, especialmente aqueles que estão buscando espaço no time. Alguém faria diferente? Essa coisa de rivalidade é papo somente de arquibancada. Pior é que muitos ainda continuam acreditando nessa idiotice.
Galo mineiro
O Atlético (MG) venceu mais uma partida e se afasta cada vez mais da Z-4. Quando Dorival Júnior deixou o Santos, ao perder uma briga de braço para Neymar, comentei que o treinador, além de merecer, também dispunha de capacidade para tirar o time de tal situação no brasileirão. Não deu outra. Dorival deu o troco , a torcida do Atlético agradece, e a do Santos lamenta.
18 de nov. de 2010
Linguagem futebolística
Não entendi os motivos para tanto debate sobre a irritação (xingamento) de Mano Menezes para com Douglas, devido ao erro que ele cometeu e que originou no gol da Argentina. Queriam o quê? Ou alguém pensa que no vestiário a conversa não segue no mesmo tom? A expressão Vossa Excelência fica para as brigas entre magistrados. No futebol o tratamento é esse mesmo. Além do mais, o cara dá uma entregada que custou uma derrota para a Argentina e queriam que o treinador batesse palmas? Tenham dó!
Replay
Ronaldinho Gaúcho que foi tão ovacionado para ir à Copa, mais uma vez, não jogou nada. De incontestável para alguns, passou a ser questionado inclusive como opção. Estranho hein? Conclusão: realmente não deveria ter ido ao mundial. O problema é que fizeram um estardalhaço em cima disso, como se a presença de Ronaldinho teria mudado o destino da seleção na Copa. Mas no futebol é assim mesmo. Existem os comentaristas-aproveitadores, ou seja, aqueles que sempre têm razão e se aproveitam dos resultados para criar teses mirabolantes. Basta mais um resultado ruim e Mano Menezes começará a ser contestado. Duvida?
Para os precipitados
Quando a seleção brasileira jogou contra adversários inexpressivos, os entendidos se vangloriavam (isso para detonar o Dunga) de que o futebol arte do Brasil havia voltado e o que vinha sendo feito estava totalmente errado. Bastou o primeiro teste mais forte para os craques incontestáveis sucumbirem. Repito: Mano tem estrela, mas o que ele está fazendo foi o mesmo que Dunga fez. Está dando chances para alguns jogadores, inclusive para Ronaldinho, porém, antes da Copa terá que escolher um grupo seleto. De modo que, no futebol não há muito o que inventar.
16 de nov. de 2010
Frescura
Que frescura essa de alguns jogadores não comemorarem gols contra seus ex-clubes. Não são todos, mas já assisti isso várias vezes. Recentemente, Obina fez um gol contra o Flamengo e pediu para não comemorar. Depois, em entrevista, afirmou que foi em respeito ao Flamengo, clube que o projetou. Ora essa! E o Atlético (MG) que paga seu salário como fica? Por acaso a Instituição mineira e a sua torcida representa menos do que o Flamengo? Alguém tem que orientar esses atletas para não continuar com essa frescura. Caso contrário, vão começar a ter problemas para sair dos estádios. Além do mais, se o atleta entra em decadência o clube manda embora e pronto. É assim que funciona.
Frescura 2
Tudo bem, não estou aqui tirando o direito de alguém gostar mais ou menos de um clube ou de outro. Mas, só falta agora começar a ser proibido fazer gols contra seus ex-times. Em algumas transações, inclusive, já é proibido um atleta jogar contra seu ex-clube. Daí é dose! Ainda incentivam essa palhaçada. O fato é de que se amam tanto assim seus clubes, porque saem diante da primeira proposta?
8 de nov. de 2010
Regional
O campeonato regional do Vale do Rio Pardo chega a definição do campeão. Aliança e Trombudo de Vale do Sol fazem a decisão. A oitava edição da competição mostra mais uma vez uma qualidade técnica impressionante. Metade dos times poderiam jogar uma segundona com os elencos que montaram. Dá gosto de ver. O Trombudo chega à final como favorito, já que muitos apontaram o cruzamento na semifinal com o Vera Cruz como a final antecipada. Aí que mora o perigo! De franco atirador fica mais fácil. Bom para o Aliança.
Difícil apostar
Parece combinado, mas os três times que brigam pelo título do brasileiro ganharam na mesma rodada. Assim, a situação continua equilibrada, faltando apenas 4 rodadas para o final do campeonato. Cruzeiro, Corínthians ou Fluminense. Agora ninguém mais arrisca, já que a diferença é de apenas um ponto. Nem eu, mas torço pelo time mineiro. Do mesmo modo, quero que o Galo Mineiro fique na primeira divisão. Agora, entre nós, imaginem se eu tivesse nascido em Minas?
Pedido para sair
Renato Portaluppi criticou a nova diretoria do Grêmio publicamente. Além do mais, está pedindo cerca de 500 mil reais para renovar contrato, e disse que dia 6 de dezembro arruma as malas. Ou seja, não pretende ficar mais no Olímpico. Certo ele. Depois de ter criticado a diretoria eleita ficará difícil o relacionamento entre ambos. Além do mais, se ir embora hoje, sai de cabeça em pé. Trata-se de um ser humano inteligente. Fez uma pedida salarial fora dos padrões gremistas. Assim, vai embora igual.
A torcida que se dane!
O Inter chega a mais uma partida sem vitória no brasileirão. Empatou com o Atlético (GO) fora de casa. Lógico, não aspira mais nada no campeonato e só pensa no mundial. Pelo menos é esse o discurso que gera desculpas ao final de cada jogo. Nas entrelinhas desse discurso, interpreta-se que se a diretoria entende essa política, o resto que se dane. É mais ou menos assim. Tipo: estamos nos lixando para a torcida. Pobre torcedor. Deveria ficar em casa.
4 de nov. de 2010
Tarefa complicada
O Grêmio venceu o Goiás, se recuperou da derrota para o Fluminense e segue na briga para chegar à Libertadores. É uma tarefa bastante difícil diante da diferença de pontos dos concorrentes, sem falar que os adversários também irão pontuar. Mesmo se não conseguir a vaga tão desejada, o trabalho de Renato Gaúcho é incontestável. Só para lembrar, quando chegou ao Olímpico o time estava à beira do rebaixamento. Depois disso, chegou a ter chances de ser campeão e, agora, ainda segue buscando uma vaga na Libertadores. Realmente não há do que reclamar.
Encheu o saco!
Agora que não tem mais chances de ser campeão, o discurso no Inter de que o mais importante é se preparar para o mundial ganhou ainda mais força. A cada resultado negativo no brasileirão a fala era sempre neste sentido. Torrou a paciência colorada, porque não é simplesmente o fato de não vencer há quase um mês que preocupa. O problema é que a equipe não vem jogando bem. Daí fica a pergunta: o que é se preparar para o mundial? Bom, agora vai ter cinco jogos para fazer isso, ou seja, vai ter o tempo que queria. Diante disso, a obrigação de vencer a competição internacional também aumentou. Eles mesmos criaram o monstro. Então matem!
Reta final
Faltando cinco rodadas para o fim do brasileirão, segue a briga pelo título. Corínthians, Cruzeiro, Fluminense e, logo atrás o Botafogo, porém, com chances remotas de ser campeão. O curioso é que todas essas equipes, inclusive o Inter, tiveram todas as chances possíveis para disparar na liderança. Como não fizeram, trouxeram equilíbrio à competição. Nivelado por baixo ou não, o fato é de que o campeonato poderá manter esse quadro até a última rodada. Seria a consolidação definitiva da fórmula de pontos corridos.
3 de nov. de 2010
Voltaram os matemáticos
O campeonato brasileiro chega hoje a sua 32ª rodada. Assim, faltarão apenas cinco jogos para o término da competição. Com isso, ressuscitaram os matemáticos para dizer que time tal tem tantos por cento de chances de ser campeão etc., como se fosse necessária uma calculadora para fazer isso. Insisto, este campeonato longo é uma encheção de linguiça, porque falta assunto na mídia. Neste modelo, há uma alternância muito grande de campanhas e desempenhos a cada rodada. O problema é que muitos ainda não se deram conta disso, e fazem afirmações muito veementes em cima de cada resultado. Agora de novo esse matemáticos, daí é o fim. Segundo eles Corinthians, Cruzeiro e Fluminense têm mais chances matemáticas se serem campeões. Ah! Sério????
Em grande fase
Liderando o segundo turno do gauchão de futsal, a Assaf vai ter o grande teste na próxima semana. Depois de golear a Alaf, o desafio agora é derrotar a Assoeva no poliesportivo na terça. Se isso ocorrer, confirma a boa fase e a tendência a almejar algo mais do que uma simples classificação à próxima fase. Do jeito que está indo, penso que o time de Venâncio Aires terá dificuldades.
Assinar:
Postagens (Atom)