28 de fev. de 2011

Onde estão os direitos?

Entendo perfeitamente os interesses que giram ao redor de uma partida de futebol, especialmente em se tratando de um clássico. Mas, obrigar São Paulo e Palmeiras a jogar diante de um temporal como aquele já é um crime. Cadê os direitos dos atletas e torcedores? Acho que a TV deveria transmitir partidas de playstation, assim poderia manipular da forma como achasse necessária. Atualmente também faz isso, porém, com seres humanos. Daí é cruel.

Melhor que planejado

Ronaldinho marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Boa Vista. O gol valeu o título da Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato carioca. Flamengo campeão com gol de Ronaldinho, até parece armação do marketing, mas, lógico, não é. O problema é aguentar isso a semana toda. Não adiantou torcer para Fluminense, Vasco e Botafogo. Então o negócio é engolir seco!

Final do turno

Grêmio e Caxias decidem o título do primeiro turno do Gauchão. A parada não vai ser tão fácil para o tricolor. O time da serra e o São José têm o melhores planteis do campeonato, depois da dupla grenal. Qualquer um deles pode encarar a dupla de igual para igual, mesmo em Porto Alegre. Portanto, apesar de na teoria o favoritismo ser do Grêmio, se der Caxias, não se surpreendam.

25 de fev. de 2011

Avenida e Santa Cruz

O Avenida faz hoje à noite o último amistoso antes da estreia na segundona. A equipe joga em casa diante do Inter (SM). Trata-se de um confronto contra um time de 1º divisão, portanto, um teste bem mais forte. Dessa forma,  terá uma base melhor para saber o real  potencial do time para encarar a longa e difícil segunda divisão. Já o Santa Cruz vai a Canos enfrentar o Universidade hoje à tarde em mais um amistoso da equipe que foi remontada para o segundo turno do gauchão. Sendo realista, não acredito que deverá mostrar muito mais do que vem apresentando até o momento.

No 1º round

O primeiro teste fora de casa nesta fase de grupo da Libertadores já bastou para o Grêmio sofrer a primeira derrota. É impressionante como a dupla grenal tem  problemas para jogar fora dos seus domínios. Qualquer adversário inexpressivo faz frente. Além da derrota, Carlos Alberto teve que ser sacado ainda no primeiro tempo e mostrou que continua o mesmo, ou seja, deve criar problemas de relacionamento em breve no Olímpico. André Lima não gostou de ser substituído. Qual deles levaria a pior numa briga com Renato Portaluppi? Nenhum dos dois.

24 de fev. de 2011

Cumpriu o dever

Conforme esperado, o Inter goleou o Jaguares do México. Alguém duvidava? Essa primeira fase da Libertadores para a dupla grenal não poderia ter sido melhor. Tanto Grêmio quanto Inter devem se classificar em primeiro lugar. O problema é ter esses adversários como parâmetro para as próximas fases da competição. Espero que tenham a consciência de que golear essas equipes inexpressivas é obrigação de qualquer time que almeja títulos.

23 de fev. de 2011

Cada vez pior

O F.C. Santa Cruz realizou um jogo amistoso nesta terça-feira contra o Canoas nos Plátanos. Perdeu por 2x0 e fez mais uma apresentação medíocre. Em toda a temporada, a equipe somou apenas uma vitória em mais de 10 jogos, incluindo os amistosos. Dispensou jogadores e fez novas contratações para a Taça Farroupilha. No entanto, as modificações não surtiram efeito e o time vive um abismo. O futebol apresenta algumas surpresas que derrubam a lógica, porém, do jeito que está, o time é o mais forte candidato ao rebaixamento.

21 de fev. de 2011

Decisão correta

Segundo o técnico Renato Gaúcho, enquanto puder vai jogar com os titulares. Se vai dar resultado ou não, ninguém sabe, mas trata-se da opção mais correta e da que mais agrada ao torcedor. A goleada sobre o Ipiranga foi a prova disso. Deu ritmo, moral e entrosamento ao grupo, além, óbvio, da classificação. Há tempos que essa coisa de poupar o grupo principal vem causando irritação nos torcedores. Nem os jogadores gostam dessa política. Somente os mais entendidos de futebol defendem esse sistema. É que para eles é mais fácil. Diante do fracasso, simplesmente encontram  um culpado.

A sorte é amiga do R10

O R10 tá demais! O Flamengo, agora batizado de time do R10, eliminou o Botafogo e chegou a final do 1º turno do campeonato Carioca, a Taça Guanabara. Mais uma partida em que a apresentação de Ronaldinho (R10) foi apagadíssima. Se bem que não sei se tem mais futebol do que isso. Na minha opinião não. Entretanto, o time se classificou nos pênaltis e ainda por cima, vai pegar o Boa Vista na final da Taça Guanabara domingo. É tudo que o Ronaldinho precisa. Jogar contra times fracos para conseguir jogar bem. Depois do Murici, agora chegou a vez do Boa Vista. Realmente o R10 tem estrela.

Futebol = resultados

Em várias oportunidades defendi a tese de que não há trabalho de longo prazo no futebol. Isso quer dizer que se os resultados dentro de campo não aparecerem, a casa cai. Foi o que ocorreu com o time B do Inter. O discurso sempre foi de que o importante era dar ritmo de jogo para quem não estava tendo oportunidade, assim como chances para os novatos. Isso fez com que muita gente pensasse que conquistar resultados estava em segundo plano. Nada disso! O time foi eliminado do gauchão e, automaticamente, o técnico Enderson  Moreira foi demitido e o time B extinto. No futebol é assim mesmo, ou mata ou morre. Isso vale também para as categorias de base. Não basta formar jogadores, tem que conquistar títulos também.

Nada a lamentar

Não há do que reclamar. Como o Inter utilizou o time reserva para jogar a primeira fase do gauchão, significa dizer que não estava nem aí para o campeonato. Então não entendi os motivos para tanta decepção quanto à eliminação precoce. Ora! Se não dava importância para a competição, não há nenhuma razão para lamentar. Além do mais, todo mundo já havia percebido que esse time B era muito fraco.

18 de fev. de 2011

Grêmio goleia

A estreia do Grêmio na fase de grupos da Libertadores não poderia ter sido melhor. Tudo bem que o adversário inexiste, mas o 3x0 ficou de bom tamanho. O importante é vencer, especialmente com goleada. Pelo que deu para perceber, o tricolor almeja a primeira posição da chave, no que está correto, já que os adversários são bem inferiores tecnicamente. O Oriente Petrolero da Bolívia deu uma mostra da  pouca qualidade dos adversários do Grêmio nesta fase.

17 de fev. de 2011

Grêmio em casa

O Grêmio hoje à noite não deverá enfrentar dificuldades para vencer o Oriente Petrolero no Estádio Olímpico. Insisto que a dupla grenal caiu nos grupos mais fáceis da Libertadores. Dessa forma, entram como favoritos com o dever, inclusive, de buscar as primeiras posições. Depois de passar pelo Liverpool do Uruguai, o time do Grêmio já está mais tranquilo e sabe como jogar diante dessas equipes inexpressivas, mas que antes dos jogos são taxadas de bicho-papão.

Flamengo x Murici

O Flamengo venceu o desconhecido Murici pela Copa do Brasil. Fez 3x0 com direito a gol de cabeça de Ronaldinho e eliminou a equipe de Maceió. No entanto, o placar do jogo não diz o que foi a apresentação do Flamengo e de Ronaldinho, a contratação mais cara da história do clube. Quando o jogo estava 0x0, o R10 nem apareceu. Só se soltou mais depois do primeiro gol anotado por ele mesmo. É a cara do Ronaldinho, que só aparece quando o jogo está mais fácil. Na hora da decisão ele some. Além do mais, o Murici não é parâmetro para nada, vamos ver mais adiante. Claro que hoje o gol de Ronaldinho será repetido umas mil vezes. Engula quem quiser.

Estreia colorada

Claro que o Inter merecia ter vencido o jogo diante do Emelec na estreia colorada na Libertadores. Foi superior o tempo todo e criou as melhores chances. Mas no futebol não há justiça ou injustiça, tem é que fazer gols, e isso o time deixou de fazer. Como a bola pune, quem não faz leva. Pior ainda foi que sofreu o gol de empate no último lance do jogo. De qualquer modo, ficou evidente a superioridade técnica colorada, que não deve enfrentar problemas nesta primeira fase da competição. Agora, perder tantos gols assim também preocupa. Nem todo o adversário será um Emelec da vida.

Centroavante = gol

O centroavante Leandro Damião do Inter foi bastante elogiado pelos comentaristas por ter feito muitas finalizações no empate colorado com o Emelec. Não seria melhor se tivesse feito apenas uma finalização e convertido  em gol? Acho que sim. Pelo que entendo de futebol, centroavante vive de gols, não de assistências ou finalizações. A bola tem que entrar, senão dança. Além do mais, o resultado de 1x1  foi ruim e colobora ainda mais com essa teoria.

16 de fev. de 2011

Dupla grenal na Libertadores

O Inter contra o Emelec hoje e o Grêmio amanhã contra o Oriente Petrolero. Esses são os confrontos que darão início a caminhada da dupla grenal no campeonato mais ambicionado por essas equipes, a Libertadores. Sem demagogia, mas o campeonato gaúcho para a dupla grenal não representa nada, o que é um direito dos clubes  pensarem dessa forma. Fora isso, sei que em se tratando de Libertadores os cruzamentos são sempre difíceis. Mas, cá entre nós, os grupos que Grêmio e Inter caíram são os mais fáceis da competição. Dessa forma, nessa primeira fase classificar é mais do que obrigação, sem falar que as primeiras colocações deveriam ser pensadas da mesma forma.

Mudanças no Galo

Conforme esperado, o F.C. Santa Cruz iniciou a dispensa de alguns atletas que não deram o resultado esperado e deve contratar alguns reforços para o segundo turno do gauchão. Não há outra alternativa depois do fracasso e da humilhação sofrida na última partida. Menos mal que foi agora e ainda existe um tempo hábil para tentar modificar o quadro. Não dá para condenar a diretoria, pois o grau de possibilidades de uma contratação dar certo ou não é o mesmo. O mais importante é agir imediatamente, e isso o clube está tentando fazer. Tomara que pelo menos consiga permanecer na primeira divisão. Até porque existem diferenças de mentalidade entre os clubes. Têm aqueles que pensam o futebol como um todo, independente de o time estar na 1ª ou na 2ª divisão. No Galo é diferente. Se cair, o futuro passa a ser incerto.

15 de fev. de 2011

R10

O clube Flamengo ficou em segundo plano desde a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Agora está sendo chamado do time do R10. Significa dizer que o atleta é maior do que um clube com mais de 100 anos e possuidor da maior torcida do país. Pode? Daqui a um ou dois anos Ronaldinho já era, mas o clube irá continuar. As Instituições são sempre maiores do que os atletas, não tirando o mérito e a qualidade de cada um deles, mas isso deve prevalecer. É essa mentalidade que explica a diferença abismal que existe entre o futebol europeu e o futebol brasileiro. O primeiro é organizado, rentável e cresce cada vez mais. Aqui não preciso explicar muita coisa, basta observar.

F.C. Santa Cruz

O Galo decepcionou na primeira fase do gauchão. Vai para o segundo turno com uma única missão: a de não cair. Paulo Porto ajudou a montar um time medíocre e foi demitido. O novo treinador, Edson Porto, chegou para melhorar o grupo, mas levou 5x0 na estreia, talvez por imaginar que uma equipe tão frágil como essa seria capaz de fazer frente ao São José/POA. Não sei se haverá tempo hábil para mudar muita coisa. A realidade é extremamente delicada.

Inigualável

A despedida de Ronaldo foi como sua trajetória: espetacular. Fez muita gente rir, chorar e se emocionar. Por isso ele é o fenônemo. Sai de cabeça em pé e com o dever cumprido. Não fossem  as lesões ainda continuaria sendo artilheiro no Corínthians. Na posição dele, os melhores que vi jogar foram Romário e Neymar. Mesmo assim, Ronaldo foi o mais diferenciado. Tem coisas na vida que não deveriam acabar. Umas delas é o fenônemo.