30 de mai. de 2011

Discurso vazio

O Inter perdeu mais uma partida e isso não foi tudo. O técnico Falcão continua querendo convencer a todos  de que o time está em evolução. Mesmo que isso fosse verdade eu perguntaria: e daí? Vencer e conquistar títulos é o que interessa no futebol, tanto que não existe trabalho a longo prazo. Além do mais, Oscar é reserva, porque  segundo o treinador ele não está pronto. Diante disso ficam mais duas perguntas: o que é estar pronto? Quem está pronto no time colorado? Em parte, as vaias do torcedor no final do jogo já reponderam.

Terminou bem

A vitória do Brasil de Farroupilha sobre o São Paulo de Rio Grande tirou a liderança do Avenida na chave 10 da segundona. Mesmo assim, o time terminou o primeiro turno na zona de classificação, o que é mais importante. Na quarta-feira, inicia o segundo turno, em que o time periquito terá 4 jogos para confirmar sua classificação. Todas as equipes entram com possibilidades de chegar à fase final e nem poderia ser diferente. Afinal, a competição está se afunilando e não apresenta nenhuma facilidade. Se fosse fácil, as equipes não iriam ter que aguardar na fila por quase 10 anos para retornar à elite.

26 de mai. de 2011

Avenida em Rio Grande

Brasil de Pelotas e Brasil de Farroupilha empataram ontem em 0x0 num jogo duro de se assistir. Bom para o Avenida que, aliás, vem sendo beneficiado pelos demais resultados. Joga em Rio Grande hoje à noite diante do São Paulo precisando pontuar. Se isso não ocorrer, poderá ser ultrapassado na tabela, pois folga na rodada do final de semana. Joga bastante desfalcado e diante de uma equipe desesperada. Desse modo, são muitos os ingredientes para um jogo difícil. No entanto, como vem de uma derrota dentro de casa, vai ter que se recuperar para não jogar sob pressão nas rodadas finais.

Deu peixe

O Santos venceu o Cerro Porteño do Paraguai por 1x0 no jogo de ida das seminfinais da Libertadores. Jogando em casa, a equipe evidenciu mais um vez a total dependência do rendimento de Neimar. Jogou muito e sozinho, mesmo recebendo uma marcação especial do time paraguaio. O que não dá para entender é a comemoração do time visitante como se já estivesse classificado. A realidade é a de que a vantagem é pequena, mas existe. Além do mais, lá quem vai ter que atacar é a equipe da casa. Acho que o Santos passa para a final. De outra parte, não adianta o Zé Eduardo e a comissão técnica do Santos se irritarem com a cobrança em cima do atleta. Centroavante vive de gols e não tem outro jeito. Sempre foi assim e sempre será.

Destino cruel

Algumas coisas na vida não se explicam, faleceu nesta madrugada o pai do goleiro Renan do Inter (Alberto Furtado Soares). Ele já havia perdido a mãe (Zilá Teresinha de Brito Soares) no início de março, devido a um acidente em que o carro era conduzido pelo pai que ainda se recuperava das fraturas sofridas no mesmo ocorrido. Quem já teve perdas parecidas deve imaginar como fica a cabeça do atleta. Vai ser uma recuperação lenta e dolorosa até a dor se acomodar. O problema é que o futebol não dá esse tempo. A cobrança existe e ninguém quer saber se o jogador está bem psicologicamente ou não. Todos dizem a mesma coisa, ou seja, a vida segue. Com toda a razão, o problema é que quem vive tal situação não entende como.

25 de mai. de 2011

Negócios obscuros

Matéria da BBC de Londres denuncia que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da Fifa, João Havelange, receberam propina da ISL. Ambos teriam feito um acordo com a justiça Suíça para escapar do processo criminal. Para isso pagaram R$ 8,9 milhões. Em 2000, a extinta empresa de markeging (ISL) fez uma parceria com Grêmio. A empresa faliu e o Grêmio também foi para o buraco. Em se tratando do meio futebolístico nenhuma irregularidade surpreende. Ocorre que tem muita gente de caráter duvidoso se beneficiando das irregularidades. Por isso que as falcatruas aparecem e somem com a mesma intensidade.

23 de mai. de 2011

Jogo duro

Conforme havia comentado, esses jogos considerados chave para embalar ou classificar exigem muita cautela. O Avenida que o diga, perdeu em casa para o Brasil de Farroupilha, no jogo em que poderia encaminhar sua classificação. Apresentou deficiências e deu tudo certo para o time adversário que, convenhamos, não joga tudo aquilo. Mas, futebol é assim, não adianta lamentar. Foi um daqueles dias que deu tudo errado. Para começar, Éder Machado mais uma vez se envolveu em um ato indisciplinar. Tomou umas a mais e foi treinar sábado. Como punição não ficou nem no banco. Fez uma falta enorme, porém, não tem o que fazer, já que a cabeça não ajuda. É uma pena, pois quando cair na real, o futebol já terá terminado para ele há tempo.

Dupla grenal no brasileiro

Nenhuma surpresa na estreia da dupla grenal no brasileirão. O Inter não conseguiu vencer o time reserva do Santos e o Grêmio perdeu em casa para o Corínthians. São duas equipes que terão dificuldades nesta competição longa demais. O fato de não gerar surpresa é pelo que os dois times apresentaram no gauchão e na Libertadores. Ah! O Inter foi o campeão gaúcho. E daí...?

20 de mai. de 2011

Brasileirão

Começa neste fim de semana o campeonato brasileiro reunindo as 20 maiores agremiações do país, com jogos ,inclusive, aos sábados à noite. A competição se estende até o fim do ano, jogando todos contra todos na já consolidada fórmula de pontos corridos. Comparado ao início deste formato, o brasileirão vem melhorando a cada ano, na medida em que os times vão aprendendo a lidar com a fórmula. Certo mesmo é que, pelo tamanho do campeonato, nenhum time vai conseguir manter uma regularidade até o fim. Asssim, aquela equipe que estiver passando pela  melhor fase na reta final da competição, acaba sendo candidata ao título. Sem dúvida, a fórmula de pontos corridos deu certo.

Brasileirão - 2

A trapalhada que o clube dos 13 fez pode custar caro no que se refere às transmissões do campeonato brasileiro 2011. A agremiação, já enfraquecida, fez uma concorrência sem consultar os clubes e acertou os direitos de transmissão com a Rede TV. No entanto, alguns clubes se desfiliaram e negociaram direto com a Globo que nem havia participado da concorrência. Resultado:  a Rede TV deve ingressar na justiça para reaver seus direitos. O que vai acontecer ninguém sabe, mas poderá comprometer as transmissões. O Clube dos 13 deveria ter respeitado a vontade dos clubes que preferiam a Globo. Faltou bom senso.

Jogo da confirmação

Se vencer o Brasil de Farroupilha neste domingo em casa, o Avenida encaminha bem a classificação. No entanto, todo o cuidado é pouco, pois esses jogos considerados chave para embalar são bastantes suscetíveis a decepções. Por isso, é preciso ter cautela e preservar a máxima de que jogo ganho é jogo jogado. No entanto, o favoritismo e as possibilidades de conquistar mais uma vitória são evidentes. O Avenida cresceu e muito na competição, não há o que contestar. O jogo nos eucalítptos incia às 15h30, a Rádio Santa Cruz transmite www.radiosantacruz.com.br.

19 de mai. de 2011

Santos x Once caldas

Diante do Once Caldas, o Santos mostrou que sabe jogar fácil. Continua com um futebol envolvente, porém, sem a objetividade de antigamente. É um time totalmente dependente do futebol encantador e incontestável de Neymar. Mas é pouco para quem quer ser campeão. Classficou-se com um empate em 1x1 e abusou de perder gols. Em se tratando de Libertadres é preocupante, pois é uma competião traiçoiera, em que nem sempre vence o melhor. É preciso mais do que isso, ou seja, é necessário incorporar o espírito copeiro de jogar  mais pelo resultado do que para dar espetáculo.

Gol de placa merecido

O gol que Éder Machado fez na vitória do Avenida por 1x0 sobre o Brasil (Pel) vale uma placa  para o jogador no Estádio dos Eucalíptos. Além do mais, tem significados importantes. Para o time pode ter representado uma classificação ou uma arrancada para isso. Já para o jogador, serviu como desabafo. Ele desfalcou a equipe no jogo anterior por estar enfrentando problemas familiares. Foi trucidado por alguns colegas que parecem estar alheios a qualquer problema ligado à relações familiares, como se isso não fosse inerente a qualquer ser humano. Ele fez o certo, ficou queito e deu a resposta dentro de campo. Além do belo gol, ainda deu um passe que deixou Alê Menezes a vontade para marcar. Só não fez isso, porque já está enganando a tempo. Está mais do que na hora de largar.

18 de mai. de 2011

Avenida x Brasil (Pel)

O Avenida faz nesta quarta-feira, às 20h, a segunda partida da 3ª fase da segundona. Encara o Brasil de Pelotas nos Eucalítptos. Uma vitória tranquiliza o time que terá mais uma partida em casa no domingo diante do outro Brasil, o de Farroupilha. A vitória pode valer mais do que isso, pois o jogo de hoje marca o encontro de dois times que almejam diretamente o retorno para a primeira divisão. No entnato, as dificuldades vão além do campo, já que a camiseta pesa nesta circunstânica. De qualquer forma,  para o Avenida, daqui em diante perder em casa é algo quase que proibido.

Copa do Brasil

Vasco x Coritiba e Ceará x Avaí fazem as semifinais da copa do Brasil. É uma competição que causa surpresa pela chegada de times de pouca tradição às finais. Isso ocorre devido à ausência dos times que disputam a Libertadores e, especialmente, pelo sistema mata-mata, em que uma partida mal jogada pode representar a eliminação. Quando surgiu essa competição muitos apostavam que não iria vingar. No entanto, já está aí há muitos anos dando certo e com o mesmo formato inicial. Aliás, a mudança de fórmula é a pior coisa para desvalorizar uma competição. O gauchão está aí para provar isso. Antigamente mudava a forma  de disputa a cada ano. Agora todo mundo já sabe como é e como vai ser. Aí está o segredo da melhora considerável do nosso regional.

16 de mai. de 2011

Vitória da mística

Como já havia comentado, todo o clássico é imprevisível. Não há favoritos, tampouco sempre ganha quem joga melhor. Embora muitos analistas de momonto do jogo não enxerguem essa situação, os dois grenais que decidiram o gauchão mostraram essa realidade. São vários os adjetivos que podem ser atribuídos aos jogos decisivos.  Mexeu  com as nações gremistas e coloradas e alternou sentimentos de alegria e tristeza em vários momentos das partidas e das semanas das decisões. Ora um era favorito, ora outro. Por mais que o antigrenal seja pregado  em algumas cidades do interior, a tendência é aumentar ainda mais essa rivalidade, que é extremamente saudável para o futebol gaúcho. O Inter foi o campeão, mas, neste caso, ganharam os dois.

Bom recomeço

Finalmente o Avenida começou a se comportar como time que tem como meta voltar à elite do futebol gaúcho. Na estreia da equipe no pentagonal da 3ª fase da segundona, venceu o União Frederiquense por 1x0 fora de casa, justamente porque teve esse tipo de atitude. As outras equipes respeitam  bem mais os times de tradição e, em se tratando de segundona, o Avenida é um dos clubes que sempre chega com possibilidades, assim como Brasil de Pelotas, Glória, entre outros. É bem verdade que ainda tem um longo caminho pela frente, mas o objetivo de ascender a primeria divisão começa a ganhar corpo.

9 de mai. de 2011

Novo momento

É evidente que o Avenida melhorou e comprovou sua superioridade nessa segunda fase da segundona. Conquistou os resultados que desejava e, antes mesmo do término da fase, já consolidou a classificação antecipada em primeiro lugar. Fez certo! Jogou pelos resultados e agora já pensa na terceira fase. Será um outro campeonato, pois num grupo de cinco, apenas dois classificam. São as dificuldades impostas pela segundona. O Avenida conhece bem esse caminho, tanto que está sabendo administrar.

Nervos à flor da pele

Em clássicos grenais dificilmente um time é muito superior ao outro. Ainda assim, quando isso ocorre nem sempre o resultado favorece aquele que teve um desempenho mais adequado. Faz parte da magia dos clássicos, especialmente do grenal. Agora, ficou mais do que evidente que o time do Inter está sob pressão depois da eliminação inesperada da Libertadores. Parte da mídia criou muita expectativa em cima da contratação de Paulo Roberto Falcão (apenas uma aposta) e fez o chamado clima de já ganhou antes do jogo de volta contra o Peñarol. Tudo bem, a mídia faz isso mesmo. Sendo assim, cabe a comissão técnica colocar os pés no chão e não absorver esse entusiasmo. Porém, no Inter parece ter sido diferente e agiram de acordo com o sentimento do torcedor. Deu nisso!

Grenal da volta

Com o gol qualificado prevalecendo nas finais do gauchão o Grêmio poderá perder até por 1x0 que será o campeão gaúcho. Ainda que nunca seja possível admitir um favorito em grenais, penso que o Grêmio não vá deixar escapar essa chance. Talvez seja importante que isso ocorra, pois Renato foi quem mais destacou que o Grêmio desejava e muito ganhar o campeonato. Não desdenhou em nenhum momento. Certo ele. Afinal, mesmo que o discurso seja ao contrário, ganhar gauchão é bem melhor do que perder. Ainda mais depois de um fracasso recente na Libertadores.

6 de mai. de 2011

Coritiba com nota máxima

No seu teste mais forte para comprovar se a boa fase não era enganação, o Coritiba humilhou o Palmeiras. Fez 6x0 e está nas semifinais da Copa do Brasil. Claro que ainda tem o jogo de volta, mas mesmo sabendo que no futebol tudo pode acontecer, dessa vez dá para apostar no impossível. Por outro lado, eu fui um dos que acreditava que o oba-oba era demais e o time paranaense não era lá essas coisas. Errei feio, pois o Coritiba tem uma boa equipe e, além do mais, vive aquela fase em que tudo dá certo, faz gol até quando erra. De outra parte, o Palmeiras há anos que vive de conflitos internos. Nem Felipão salvou dessa vez. Devia pegar o boné.

Mengão cai na real

Depois de manter uma invencibilidade enganosa de 25 jogos, o Flamengo decepcionou diante do primeiro adversário um pouco mais forte na Copa do Brasil. Foi derrotado no Engenhão por 2x1 para o Ceará. Ronaldinho (R10) e o time foram vaiados. Até que enfim o time que foi campeão carioca sem ter vencido nenhum clássico no tempo normal mostrou a cara. Acharam que a enganação ia durante até quando?

5 de mai. de 2011

Para relembrar

Sem querer  aproveitar o momento, mas havia escrito isso depois da rodada de ida da Libertadores:
Não é bom fazer comentários em cima de resultados, porque está cheio de gente na crônica que só sabe fazer isso e, convenhamos, é a coisa mais fácil do mundo. É como torcedor que só apoia o time quando está ganhando. Sendo assim, é redundante afirmar que pelos resultados nos jogos de ida da Libertadores, o Grêmio foi quem se deu mal. Agora, considerar como definitivos já é um exagero. Não há nada definido, nem o Inter está classificado nem o Grêmio está fora. Tudo pode mudar, até porque a ausência da lógica é que torna o futebol interessante. Se fosse uma ciência exata não seria o que é. Então, quem achar que no futebol cabem aplicações de fórmulas, deve trocar de profissão e virar matemático.

Para relembrar 2

 Diante disso não há muito o que comentar. Apesar de que perder faz parte do futebol, continuo insistindo que qualquer equipe um pouco mais qualificada faz frente à dupla grenal. Talvez agora a ficha caia.

2 de mai. de 2011

Classificação encaminhada

Depois de vencer o São Paulo (RG) sábado em casa por 2x0, o Avenida vai para dois jogos fora de casa onde poderá confirmar sua classificação. Enfrenta o mesmo São Paulo em Rio Grande na quarta-feira, e o Farroupilha no sábado em Pelotas. Se somar um ponto pelo menos nos dois jogos estará próximo da terceira fase. No entanto, duas derrotas poderá complicar, pois daí vai precisar vencer o último jogo em casa contra o Guarani de Camaquã. Pelo que apresentou no último jogo, penso que volta da zona sul classificado. Tem time para isso, basta se comportar como tal.

Grenal

Em se tratando de clássico nem sempre vence o melhor. Isso ficou claro no grenal em que o Inter, por exemplo, dominou a maior parte do jogo, mas sem criar muitas oportunidades de gol. Depois da expulsão de Guinazu o meio campo colorado se desemanchou e, com isso, o Grêmio cresceu e empatou a partida. A leitura fria do jogo é essa, portanto, nenhuma das equipes tem do que reclamar. Claro mesmo ficou a diferença de qualidade entre as equipes. O Inter com melhor toque de bola e poder ofensivo, enquanto que o Grêmio depende do acaso, já que não conta com nenhuma qualidade individual para definir um jogo. Serão mais dois grenais pela frente, um prato cheio para os promotores do campeonato. Arriscar favorito. Daí seria um exagero.