27 de jul. de 2010

Politicamente correto

Mano convocou os jogadores que muitos queriam ver na Copa. Corretíssimo! Afinal tem que fazer isso mesmo para evitar polêmicas. Assim, se der errado, os críticos de plantão não terão do que falar. De outra parte, já prestaram atenção nas entrevistas do Mano Menezes? É impressionante como é equilibrado e prende atenção de todos. Dá gosto de ouví-lo falar. Até nisso ele é bom.

Convocação

Mesmo com toda a estrela de Mano Menezes, não acredito em uma seleção só com jogadores jovens e que atuem, na maior parte, no futebol brasileiro. Já foram tantas tentativas desastrosas considerando essa política. Acho que vai virar e mexer o voltarão a maioria dos estrangeiros.

26 de jul. de 2010

Será?

O Roth voltou a mil para o Inter e, ao que parece, com estrela de vencedor. Mesmo com time misto e não jogando bem, está vencendo. Tá com pinta de campeão. Será que essa é a vez do Roth? Seria ótimo para os colorados, mas ruim para o futebol. Se der certo, ele (Roth) vai acreditar que realmente é bom.

Muito fraco

Esse time do Grêmio vai apenas lutar para não cair no brasileiro. Não há mais nada o que esperar de uma equipe como essa. Não adianta trocar de treinador. O time é ruim e ponto final. Isso só vai mudar quando o clube voltar a pensar grande, caso contrário, vai continuar montando times para ganhar o gauchão e só.

Só ele mesmo!

Como já havia comentado, ninguém tem tanta estrela como Mano Menezes. Não adiantou a campanha nem sequer o convite primeiro para Murici. Tranquilo, aguardou até o fim. Pois não é que o Fluminense deu uma mãozinha. Só o Mano consegue isso. Nasceu para brilhar. Com certeza fará um grande trabalho na seleção, pois, além de estrela, também tem muita competência.

22 de jul. de 2010

Voltou a atacar

Fazendo juz ao seu nome, Émerson Leão atacou de novo. Dessa vez a briga foi com um repórter de uma emissora de rádio. Foi parar na delegacia onde já é figurinha carimbada. Não sei quem é o pior. Se o repórter que ainda instiga, já conhecendo o pavio curto do treinador, ou ele próprio que entra na discussão.

Merecido

Diante da recusa de Felipão, Mano Menezes deve ser mesmo confirmado como técnico da seleção brasileira. É uma boa opção para quem teve uma ascensão rápida, graças ao seu trabalho que consolidou bons resultados. Não fosse isso não chegaria onde chegou, pois o futebol é ingrato. Ou ganha ou sai. O Mano fica, pois tem muita estrela. Isso ajuda.

Largada espetacular

Terceira vitória consecutiva de Roth no comando do Inter. Mais uma vez ele começa em grande estilo, assim como já fez em outros clubes. O problema é depois ou na reta final, daí morre na praia. Agora é curioso! Por que não deram ao Fossati Tinga e Rafael Sobis? Isso me intriga. Trocam de treinador e daí reforçam o grupo. Por que não fazem isso antes?

Pode?

Já estamos carecas de assistir jogos em campos sem as mínimas condições. No jogo Grêmio e Vasco não foi diferente. As poças d'agua não permitiam sequer um toque descente na bola. Até quando vamos ter que engolir isso? Os interesses comerciais suplantam a integridade física do atleta e o direito do torcedor que paga para ver futebol e se depara com absusrdos como estes.

16 de jul. de 2010

No da gente dói

Mal terminou a Copa da África e começaram os debates sobre a realização do mundial de 2014 no Brasil. Muitas cobranças pelas obras necessárias e votos contrários. Essa contrariedade eu acho estranha, afinal, os brasileiros cobram tantos resultados da seleção, assim como a mídia que prega algo como se o Brasil sendo campeão, resolve a vida de todo o povo brasileiro. Então, por que tantas críticas à realização da Copa no Brasil? Ah! Claro. Depois da Copa todo mundo sabe o que vai mudar para melhor? Absolutamente nada.

Utopia

É estranho imaginar que se o dinheiro não fosse investido na infraestrutura para a Copa, os recursos iriam ser revertidos para saúde, por exemplo. Grande ilusão! Para o futebol tudo pode e tudo fica impune. Talvez por isso, alguns façam tanta bobagem contando com essa blindagem. Infelizmente vai ser assim. Sai a Copa no Brasil, onde vão enterrar  caminhões de dinheiro para apenas um mês de evento. Depois disso, alguns elefantes brancos vão ficar a mercê do nada no país. Além do mais, os problemas sociais vão continuar. Mas, viva o futebol alegria do povo!

15 de jul. de 2010

Como sempre

O Inter ganhou bem, o que não significa dizer que jogou bem. Fez 3x0 no Guarani na estreia de Celso Roth. Normal! Roth sempre vai bem no começo, o problema é depois. No entanto, diferente do Grêmio, o colorado investiu em qualidade com Tinga e Sobis. Jogadores consagrados visando a fase final da Libertadores, mas que vão auxiliar o time também no brasileiro.

Parece pequeno

Só faltaram as vuvuzelas ontem no Olímpico. O time do Grêmio parecia uma daquelas seleções do mundial da África, com enormes dificuldades para fazer gol. A única diferença é que, além de não fazer, leva. O empate ficou barato. O Vitória foi melhor. O Grêmio está longe de qualquer possibilidade de chegar ao título. Está cada vez mais se tornando um timinho. Só contrata jogadores desconhecidos. É preocupante!

14 de jul. de 2010

De volta

Grêmio contra o Vitória e Inter contra o Guarani são os adversários do retorno da dupla grenal ao brasileirão. É um novo campeonato, porém, com os times retornando no mesmo grid de largada. Todos os times passaram por alguma mudança durante o recesso. Na teoria, alguns reforçaram o grupo, outros perderam jogadores importantes. No entanto, somente a prática é que vai determinar quem acertou ou errou.

12 de jul. de 2010

Finalmente

O campeonato brasileiro recomeça nesta quarta-feira, onde esperamos que não apareça  nenhuma vuvuzela. Depois do que vimos na Copa, acho que vamos valorizar ainda mais o nosso futebol. Pelo menos aqui dá gosto de assisitir. Tudo bem que uma seleção europeia  seja campeã do mundo, mas, mais uma vez, o bom futebol foi derrotado. Pobre torcedor. Daqui a pouco vão inventar na Europa um futebol com as regras de jogo de xadrez.

Comum

A partida final da Copa representou bem o que foi a tônica da competição: nenhum jogador diferenciado e  enormes dificuldades para marcar gols. Espanha e Holanda não fugiram a regra e fizeram um jogo que nem na segunda divisão do brasileiro vemos. É a cultura europeia que passou a prevlaacer, ou seja, o chamado futebol de resultados que eliminou qualquer possibilidade de apresentações brilhantes. Por isso que, cada vez mais, jogadores comuns são escolhidos como os melhores do mundo. Que digam Messi e Cristiano Ronaldo. A tendência é piorar ainda mais. Adeus futebol arte!

9 de jul. de 2010

Basquete

Para lembrar os bons tempos do basquete em Santa Cruz, Brasil e Uruguai fazem nesta sexta-feira uma amistoso no ginásio poliesportivo, às 21h30. Promessa de casa cheia que deve ser cumprida. Mesmo sem um representante, a febre do basquete não terminou em Santa Cruz. São eternos reflexos deixados pelo  Corinthians campeão de 94.

Final

Reafirmo o fato de que a Espanha chega como favorita na final da Copa. Desse modo, a Holanda joga de sangue doce e se contar com a sorte, que lhe tem ajudado tanto, talvez fique com o título. De qualquer maneira, na decisão europeia da Copa tudo pode acontecer.

Terceirão

Uruguai e Alemanha decidem o terceiro lugar com sentimentos distintos. Para a Alemanha que foi apontada como favorita, chegar até esta fase e não disputar a final é algo frustrante. Já para o Uruguai, conquistar o terceiro lugar vai ser motivo de muita comemoração.

8 de jul. de 2010

Pesou

Pesou o favoritismo atribuído à seleção alemã. Levou um passeio da Espanha que fez por merecer o resultado. Quanto à final, penso que dessa vez a Espanha chega como favorita. No mais, além da Alemanha, Espanha e Holanda foram as outras seleções mais regulares da copa. Portanto, o título vai ficar em boas mãos.

7 de jul. de 2010

Decisão precoce

Alemanha e Espanha fazem hoje uma partida digna de final da Copa. Talvez se não tivessem se encontrado no meio do caminho, chegariam a decisão. Há um favoritismo justificado para a Alemanha pelo bom futebol apresentado na Copa. Eu diria mais, foi a única seleção que fez belas apresentações. Sendo assim, se o favoritismo não atrapalhar, passa fácil pela Espanha.

Ainda?

Continuam procurando culpados para o desastre brasileiro na Copa, como se tivesse que ter  um especificamente. O que ocorre é de que se trata de um torneio em que um jogo mal jogado resulta em eliminação. E se Dunga tivesse levado Ganso, Neimar e Ronaldinho Gaúcho e o resultado tivesse sido mesmo, de quem seria a culpa? Então chega. A ausência da lógica é que fez o esporte ser tão atraente assim. Não se trata de uma ciência exata.

Antecipei

Falei antes do jogo de que o Uruguai havia chegado longe demais na Copa. Ainda assim, vai lutar pelo terceiro lugar, o que para um país cujo futebol está em decadência há muitos anos, já é um grande feito. A Holanda ganhou com um gol irregular. Mais um erro grave de arbitragem nessa Copa da África. Isso que gastaram bilhões preparando árbitros para a competição.

6 de jul. de 2010

Favorita

A Holanda deve passar pelo Uruguai hoje à tarde. Embora esteja torcendo pelo único representante sul-americano na Copa, acho que a Celeste chegou longe demais. Até porque Holanda e Alemanha é a decisão mais justa pelo bem do bom futebol.

Será?

O novo técnico da seleção brasileira vai ter que apostar nos jovens sem se preocupar com resultados. Essa foi a afirmação do presidente da CBF, Ricardo Teixieira. Duvido! Primeiro: só com a meninada não há time que aguente, tem que ter a mescla com atletas mais experientes. Além do mais, se começar a perder muitos jogos, a casa cai. Repito: no futebol brasileiro não existe trabalho a longo prazo, os resultados também precisam ser satisfatórios. A seleção não está alheia a isso, ainda que com o aval da presidência da CBF.

5 de jul. de 2010

Melhor do que o esperado

Os quatro semifinalistas da Copa do Mundo já garantiram mais dois jogos na África. Isso porque os perdedores do meio da semana ainda irão disputar o 3º lugar no sábado. Para algumas dessas seleções, casos de Espanha e Uruguai, chegar até a esta fase já representou um grande feito em suas histórias. Assim, o que vier é lucro. A Alemanha está com pinta de campeã. Acho que deve confirmar.

Finalmente

O Grêmio finalmente decidiu colocar seriedade em campo e goleou o Vasco, no torneio de Florianópolis. Essa é a postura que o torcedor espera do time. Não aquela da estreia que mais parecia um treinamento. Para os grandes clubes não existem jogos amistosos, mas, sim, um compromisso com as instituições, neste caso tricolor, que precisa e deve ser respeitada.

Qual deles?

Minha torcida é por Mano Menezes ou por Felipão no comando da seleção brasileira. Isso não é bairrismo, mas, sim, opinião de quem torce pela seleção. Afinal, colocar Ricardo Gomes ou Leonardo seria repetir o que já ocorreu recentemente, embora ainda ache que Dunga poderia  continuar. No entanto,  como a escolha de treinador  para a seleção brasileira é mais política do que técnica, todos estão em igual situação.

2 de jul. de 2010

Agora aguenta!

Pior do que e desclassificação do Brasil da Copa é ter que aguentar os profetas da desgraça. Eles vão continuar martelando em cima de teorias que tanto torceram para dar certo. Caso contrário, se o Brasil ficasse campeão, por exemplo, iria por água abaixo. Agora estão mais contentes. No entanto, apesar da eliminação, é evidente que o Brasil tem mais time do que qualquer outra seleção que está na Copa, inclusive, da medíocre Holanda que só ganhou porque achou dois gols diante do futebol brasileiro.

1 de jul. de 2010

Goleiro do Flamengo

O goleiro Bruno do Flamengo é o principal suspeito no desaparecimento de uma garota de 25 anos, com a qual tem um filho de quatro meses. Se confirmada a suspeita, termina a carreira promissora de um grande atleta. A falta de estrutura psicológica também é um  grande obstáculo a ser vencido na carreira de jogador de futebol. Ocorre que a maioria vem de famílias pobres e desestruturadas e, de uma hora para outra, começam a ganhar fama e muito dinheiro. Se não contarem com auxílio, afundam logo ali na frente. Talvez os clubes devessem se preocupar também com essa situação.

Goleada

Para quem não acreditava, a Assaf goleou o UJR ontem em Novo Hamburgo e está a um passo da classificação para o primeiro mata-mata do primeiro turno do gauchão de futsal. O caminho é esse mesmo, tem que obter bons resultados para atrair o torcedor ao ginásio. Não há outra receita.

Vexame

Não dá para entender. O Grêmio se propôs a participar de um torneio e daí foi lá para treinar. Foi derrotado ao natural ontem pelo Coritiba, na Copa da Hora em Florianópolis, porque simplesmente achou que os demais times também foram lá somente para treinar. É impressionante o desrespeito com a competição, adversários e torcida. Apesar de o time não ser lá essas coisas, poderia ter rendido mais.